Parangaba e Maraponga estão entre as novas áreas nobres de Fortaleza, conforme divulgação da imprensa. LEIA AS MATÉRIAS.


JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE - Cidade

EXPANSÃO 

- Fortaleza tem seis áreas nobres.

03.09.2013.

O processo de verticalização em Fortaleza existe em diferentes áreas. São prédios residenciais e comerciais construídos em cada pedaço da Cidade. Aldeota, Meireles e Dionísio Torres que já vivem o esgotamento de seus espaços dão lugar a outros pontos antes desprezados e hoje considerados os "novos" bairros nobres da Capital. Segundo aponta o setor imobiliário, Guararapes, Luciano Cavalcante, Papicu, Bairro de Fátima, Cocó e Maraponga estão entre os mais procurados e que devem receber nos próximos anos, mais de 100 empreendimentos de grande porte.

"Independentemente do local, a pessoa procura um edifício ou condomínio de casas onde encontre vários serviços, como sala de ginástica, piscina, home theater, salão de festa bem equipado, entre outros. A ideia é sair cada vez menos na busca por essas opções", afirma o engenheiro Pedro Rogério de Araújo.


Maraponga

A empresária Rejane Pereira, que investiu em imóvel na Maraponga, se diz satisfeita com a expansão do bairro. "A nossa vida é muito corrida, entre casa, trabalho, escola das crianças e outras atividades, e ter serviços no local onde moro é ideal para toda a família", atesta.

De acordo com um levantamento do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), mais de 50% dos novos empreendimentos na capital cearense estão concentrados em regiões mais afastadas do Centro da Cidade.

Conforme a avaliação do vice-presidente da entidade, André Montenegro, as pessoas de maior poder aquisitivo não moravam em bairros distantes porque não havia imóveis à altura delas. Mesmo quando melhoram a renda, muitos querem permanecer em seus bairros de origem, na periferia. "Recentemente, em um empreendimento lançado na Maraponga, em vez de uma, foram feitas quatro coberturas. E elas foram vendidas primeiro do que os outros apartamentos. Então, se tiver imóvel de maior valor agregado nesses bairros, vende mesmo", afirma.


Novo padrão

O público consumidor de imóveis periféricos procura espaço, lazer, conforte e principalmente tranquilidade. André Montenegro ressalta ainda que "morar na periferia, hoje, pode significar mais qualidade de vida. Essas regiões têm supermercados, lojas de móveis, shopping centers, colégios bons e serviços de toda qualidade. Os bairros estão ganhando vida própria. Para nós (construtores), eles abrem um maior leque de investimentos, porque passamos a investir em vários bairros", comemora.

Padrão de vida

Para Armando Cavalcante, do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), há 20 anos um brasileiro médio comprava um apartamento de dois quartos com no máximo uma vaga na garagem. Hoje se compra um apartamento do mesmo tamanho, mas esse imóvel te oferece garagem para dois carros, sala de ginástica, playground, churrasqueira coletiva, espaço gourmet, essas coisas. Tudo isso encarece. "Este é um reflexo de que o padrão de vida do brasileiro, com a recuperação da economia, melhorou bastante".

LÊDA GONÇALVES
REPÓRTER 

 

Fitness com mirante na Cobertura das Garças do Laguna Park Maraponga

 

 Área de Lazer do Laguna Park Maraponga


Rua Pereira Valente, 107 A - Aldeota - CEP 60.160-250 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Copyright© 2025 Randra Construtora LTDA